terça-feira, 23 de setembro de 2008

José Maria Neves apresenta investimento para Ribeira Grande

2008-09-19 16:19:49
Praia, 19 Set. (Inforpress) - O primeiro-ministro garantiu hoje, na antiga Cidade Velha, que o governo está a investir para que, até 2011, toda a água existente da Ribeira Grande de Santiago, fique nesse município, proporcionando deste modo o desenvolvimento da agricultura e o abastecimento da população.
José Maria Neves, que falava na cerimónia do lançamento da primeira pedra da obra do futuro liceu da Ribeira Grande de Santiago, na localidade de Salineiro, disse, em contrapartida, que a Cidade da Praia passará a ser abastecida com água dessalinizada.
No seu discurso, a propósito do acto solene, o primeiro-ministro assumiu publicamente o compromisso de que a Escola Secundária do Município da Ribeira vai entrar em funcionamento no próximo ano lectivo, segundo disse, “na primeira Cidade de Cabo Verde, a primeira Cidade Europeia nos trópicos”.
Destacou ainda o contributo da China, (…) “país de grandes maravilhas, empenhado no desenvolvimento de Cabo Verde” e garantiu o engajamento do Governo na formação do homem cabo-verdiano.
José Maria Neves aproveitou da oportunidade para enaltecer o “extraordinário patrocínio” que, conforme referiu, o Governo tem dado à candidatura da Cidade Velha ao Património da Humanidade, tendo assegurado que está-se a trabalhar para que toda a comunidade internacional apoie o Governo neste processo para que a Cidade Velha venha a constituir-se, ainda nessa legislatura, no primeiro património mundial de Cabo Verde.
A devolução da Cidade Velha ao estatuto da Cidade de Santiago de Cabo Verde e os investimentos em algumas infra-estruturas, tais como o Ensino Básico, electrificação e abastecimento de água, foram apontados pelo PM como bases sólidas para a “dignificação do berço da cabo-verdianidade”.
O Chefe do Governo assegura que a Ribeira Grande de Santiago está a viver uma grande era num novo momento do seu desenvolvimento, pois, garante que da “pobreza vivida em 2001 aquando da sua primeira visita a esta parte, o município ultrapassou as penúrias do abastecimento de água e electricidade, graças aos investimentos realizados, e que são necessários para o desenvolvimento do berço da nação cabo-verdiana”.
Por seu turno, a ministra da Educação e do Ensino Superior, Vera Duarte, considerou que Cabo Verde está a construir “templos do saber e do conhecimento” em todas as ilhas do arquipélago, através da construção das escolas do Ensino Primário, Básico, Secundário e Universitário.
Vera Duarte garante que Cabo Verde aposta numa política de educação à altura de um país graduado ao Rendimento Médio.
SR Inforpress/Fim (www.inforpress.cv)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS