quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FESTAS DE S. ROQUE TROUXERAM MILHARES DE PESSOAS À CIDADE VELHA

Cidade Velha, 25 Agosto – A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago divulgou hoje o seu balanço das Festas do São Roque que, durante o fim de semana, decorreram na Cidade Velha. “Milhares de pessoas participaram no mini-festival de música na noite de sábado e já alguns milhares tinham presenciado a eleição de Miss Verão 2009, havido na noite de sexta-feira”, refere o comunicado daquela autarquia.

A Câmara da Ribeira Grande de Santiago chama a atenção para o carácter popular destes festejos, que são uma tradição das gentes do mar, considerando que eles não entram em linha de choque com a actividade que, durante parte do ano, terá por palco a Cidade Velha. Escreve, em comunicado, a Câmara: “Embora a linha geral da actividade lúdica e cultural da Cidade Velha seja essencialmente virada para eventos que atraiam o chamado ‘Turismo Cultural’, o burgo histórico, hoje Cidade de Santiago, não dispensa que, de tempos a tempos, seja também palco de acontecimentos que mais directamente se prendem com a vivência própria da sua população. Acontece com a Festa do Santíssimo Nome de Jesus, em Janeiro, voltou a acontecer as Festas do São Roque”.

Quanto aos factos da festa: no domingo, depois da missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de uma pequena procissão desde o templo até ao porto, houve a benção das embarcações, especialmente decoradas. “Houve concurso para a escolha do bote melhor enfeitado (predominou a ligação entre a ruralidade do vale da Ribeira de Maria Parda e a faina pesqueira, afinal uma característica da Cidade Velha), candidataram-se dez, tendo o primeiro prémio sido atribuído, por unanimidade do júri, ao bote ‘Leão do Mar’, sendo o segundo lugar atribuído ao bote ‘Ery’ e o terceiro ao ‘Santa Liberdade’”.

Depois do concurso, alguns dos botes saíram ao mar, evoluindo sob vigilância atenta da Polícia Marítima que destacou uma embarcação. A bordo de um dos botes esteve o Presidente da Câmara, Manuel Monteiro de Pina, muito saudado pelos banhistas acantonados em cima dos recifes, que faziam coro à passagem do “Ery”: “Pina! Pina! Pina!”.

Enquanto isso, na praia do porto da Cidade Velha actuou a Banda Municipal de S. Domingos, autarquia que este ano se associou aos festejos.

Na noite de sexta-feira, no Largo do Pelourinho, houve eleição da Miss Verão 2009, tendo participado catorze candidatas. No sábado, houve teatro de rua apresentado pelo Grupo de Teatro Experimental da Câmara de S. Domingos e um mini-festival de música que teve a participação de treze grupos de batucadeiras do Município e de diversos artistas, alguns vindos da Diáspora, casos de Maíza (vinda de Portugal) e de Eliseu (vindo de França), além de Zé Espanhol, Januário, Nhelas, entre outros. (http://www.liberal.sapo.cv/)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS