domingo, 9 de agosto de 2009

CMRS “ressuscita” S. Roque.

Já foi uma das grandes festas tradicionais da Cidade Velha, mas aos poucos foi perdendo dimensão, quase desaparecendo. Mas agora, no âmbito da sua política de recuperar e consolidar tradições culturais, a Câmara Municipal da ribeira Gande de Santiago (CMRS) pretende trazer de volta este evento, fazendo dele "a festa de verão" da cidade património da humanidade.
Prolongando-se por três dias, de 21 a 23 de Agosto, a festa de S. Roque comporta componentes diversos que serão outros tantos atractivos e que se conjugam com o programa "Verão 2009", cuja primeira fase chega ao fim.
No dia 21, é eleita a "Miss Verão 2009", certame ao qual se apresentam vinte candidatas, o que já diz algo da sua dimensão. No dia 22, um pequeno festival de música, com programa a anunciar oportunamente, vai, na conviccção da câmara, atrair muita gente à Cidade Velha. Finalmente, a 23, domingo, dia de S. Roque, para além das celebrações religiosas, com procissão, retoma-se o desfile de botes no mar, sendo distinguidas e premiadas as embarcações melhor decoradas e engalanadas.
A CMRS faz lembrar que, no passado, a festa de S. Roque era uma celebração especialmente vivida pelos pescadores da Cidade Velha, atraindo gente do mar vinda de Porto Mosquito e também da Praia.
Empenhando-se na recuperação das tradições populares, "que são a alma do município", e apoiando as comissões organizadoras que se constituem, a CMRS pretende devolver à festividade as suas características originais, enquanto promove S. Roque a grande festa do verão, em contraponto com a festa do Santíssimo Nome de Jesus, a grande Festa de Inverno na Cidade Velha.
O programa definitivo da Festa de S. Roque, que abre a segunda fase do "Verão 2009" em curso, está ainda em preparação e será atempadamente divulgado.

9-8-2009, 09:30:02 NP, Expresso das Ilhas (www.expressodasilhas.sapo.cv)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS