terça-feira, 6 de abril de 2010

CIDADE VELHA E LAGOS GEMINAM-SE A 24 DE ABRIL

Cidade Velha e Lagos (Portugal) assinam, no próximo dia 24, o acordo de geminação entre as duas cidades, coroando assim uma cooperação positiva que leva já cinco anos de exercício. Na oportunidade, será inaugurada em Lagos a rua da Ribeira Grande de Santiago, artéria situada numa zona nobre da cidade algarvia, junto aos magníficos e novos Paços do Concelho.

Lagos teve papel crucial nas navegações quatrocentistas e quinhentistas portuguesas. Foi dali que saíram as embarcações que trouxeram António da Noli e Diogo Gomes até à ilha de Santiago. Por isto, a geminação enquadra-se quer nas celebrações dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique, quer nos 550 anos do Achamento de Santiago (Ribeira Grande).

Lagos foi também, em Portugal, o primeiro centro de recepção de escravos provenientes da costa ocidental africana, ainda antes do Achamento de Cabo Verde. Poucos anos depois do Achamento, Ribeira Grande tornou-se o grande entreposto (placa giratória) do tráfico negreiro.

Cidade Velha (antiga cidade de Santiago), Berço da Nação cabo-verdiana, Cidade da Tolerância e da Não Discriminação, Património da Humanidade, encontra-se geminada com Guimarães (Berço da Nação portuguesa), Gorée (Senegal) e Ribeira Grande dos Açores. Lagos é a sua quarta geminação.

Para a assinatura do respectivo protocolo de geminação, Manuel Monteiro de Pina, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, desloca-se a Portugal.

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS