terça-feira, 30 de março de 2010

CIDADE VELHA VAI RECEBER IMPORTANTE DOAÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS CONTEMPORÂNEAS

A Ribeira Grande de Santiago vai receber uma valiosa doação de artes plásticas contemporâneas, de que a Câmara Municipal será depositária. Trata-se de uma doação de um cidadão português, Nuno Rebocho, ex-jornalista e escritor, a residir em Cabo Verde e, segundo o doador, é uma homenagem ao Berço da Nação, Património da Humanidade.

A doação, que se encontra em fase de inventário (que antecede a respectiva escritura), inclui obras de Artur Bual, Miguel Barbosa, Nuno Medeiros, Anahory, Jorge Barbosa, Ossião, Teresa Ribeiro, Jorge Marcel, João Prates, Raquel Neto, Isabel Teixeira, Rosa Lapinha, Edgardo Xavier, Ricardo Gigante e muitos outros, integrando também uma significativa colecção de serigrafias (portuguesas e espanholas), além de esculturas.

A doação, que tem o acordo da família do doador, pretende ser um núcleo museológico de arte contemporânea na Cidade Velha, núcleo de que a Câmara Municipal da Ribeira Grande se encarregará. Prevê-se que toda esta significativa colecção possa estar na Cidade Velha antes do fim do ano.

Nuno Rebocho foi, durante anos, crítico de artes plásticas e autor de textos de catálogos, sendo grande parte da obra coligida oferta dos próprios artistas. O doador, que se compromete também a sensibilizar artistas plásticos a ofertar à Cidade Velha mais obras que possam reforçar este valioso espólio, foi comissário da Bienal do Mediterrâneo, que se realizou em Dubrovnick (Croácia), em 2002.

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS