quarta-feira, 17 de março de 2010

CIDADE VELHA VAI SER DECLARADA CIDADE DA TOLERÂNCIA E DA NÃO-DISCRIMINAÇÃO


Em resgate do histórico sofrimento que a exploração esclavagista representou e considerando que a antiquíssima Cidade de Santiago, berço da Nação cabo-verdiana e de outras nações crioulas, sempre foi encruzilhada de culturas, Cidade Velha vai ser declarada no próximo dia 21 Cidade da Tolerância e da Não-Discriminação.


Deste modo, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago associa-se à celebração do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas para assinalar o Massacre de Shaperville (21 de Março de 1960), quando a repressão do regime de appartheid na África de Sul se abateu sobre uma manifestação pacífica de 20.000 negros que protestavam contra a “lei do passe” - que os obrigava a ter cartões de identificação, especificando os locais por onde podiam circular -, provocando 69 mortos e 186 feridos.


Assim, em parceria com a AZM, Associação Zé Moniz, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago promove no dia 21 de Março, domingo, no Convento de S. Francisco, Cidade Velha, uma sessão solene sobre o significado desta data, em que será conferente o Dr. Manuel Faustino. A sessão terá início às 16H00, impreterivelmente.


Na ocasião, será feita pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago a Declaração de Cidade Velha como Cidade da Tolerância e da Não-Discriminação, título que faz jus à sua história e se conjuga, a partir de agora, com outros que por direito lhe cabem. Cidade Velha, Património da Humanidade, Berço da Nação, da Cultura e da Igreja cabo-verdianas, foi também qualificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS