quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LAGOS E CIDADE VELHA APROFUNDAM RELAÇÕES


28 Out, 14:57h
Presidente da Ribeira Grande de SantiagoManuel de Pina teve recepção de “cinco estrelas”

O autarca da Cidade Velha garantiu ontem em Lagos o desenvolvimento e aprofundamento da cooperação daquele município português: mais ajuda e apoio virá da cidade algarvia. Surpresa teve Manuel de Pina quando tomou conhecimento que a Comissão Instaladora do Município não aproveitou a oferta de duas bolsas de estudo (com todas as despesas incluídas) a estudantes da Cidade Velha que fora feita pela Câmara de Lagos

Lagos, 28 Outubro – Recepção “cinco estrelas” teve em Lagos Manuel de Pina, presidente da Câmara da Ribeira Grande de Santiago. Arvorado a convidado de honra nos actos de celebração do Dia da Cidade de Lagos (festa de S. Gonçalo), o autarca da Cidade Velha mereceu todas as honras por parte do município português, que é o primeiro parceiro internacional da Ribeira Grande de Santiago. Em Lagos, Manuel de Pina, que esteve acompanhado do vereador João Correia, ombreou com a delegação espanhola de Palos de La Frontera (porto de onde partiu Colombo na sua primeira viagem para as Américas), município geminado com o lacobrigense.
Para além dos actos em que o autarca da Cidade Velha esteve presente - tendo sido convidado a discursar na sessão solene que assinalou a efeméride, o que aproveitou para sublinhar os elos que a História criou entre ambos, e para convidar Júlio Monteiro Barroso, seu homólogo de Lagos, a visitar oficialmente a Ribeira Grande de Santiago -, os dois presidentes estiveram num jantar durante o qual o responsável máximo de Lagos reiterou o que já afirmara no seu discurso oficial: a disponibilidade para todo o apoio de que a Cidade Velha, solicitando mesmo a maior brevidade na apresentação dos apoios pedidos para o próximo ano, a fim de que possam orçamentados.
Uma outra novidade: daqui a um ano, Lagos poderá vir a ter duas ruas com nomes de Cabo Verde: a Rua da Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago) e a Rua da Calheta de S. Miguel (que tem também relações de cooperação com Lagos). A Comissão de Toponímia vai fazer chegar essa proposta à votação da Assembleia Municipal.
Estes contactos em Lagos permitiram à Câmara da Cidade Velha tomar conhecimento de um facto lamentável (até agora no desconhecimento devido à circunstância da Comissão Instaladora do Município não ter feito a passagem de dossiers ao Executivo eleito em sufrágio e representante da vontade do povo): a CI liderada por José Gomes não aproveitou duas bolsas de estudo oferecidas pela Câmara de Lagos a estudantes da Cidade Velha. Eram duas bolsas que incluíam a cobertura dos custos de instalação dos alunos. Manuel de Pina ficou espantado e chocado e garantiu que situações desse tipo não seriam mais repetidas.
Manuel de Pina manifestou também desagrado pela excessiva modéstia dos dois pavilhões representativos de Cabo Verde patentes na mostra que acompanhou os festejos. Contrastavam pela negativa quando cotejados com os da Ucrânia ou a Moldova. “Cabo Verde é pobre, sim senhor. Mas isso não lhe retira dignidade”. Pina vai contactar a Associação Cova da Moura e a Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, responsáveis pelos pavilhões, para lhes agradecer o empenho, mas também lhes manifestar que a sua Câmara está sempre disposta a garantir o fornecimento de artigos que representem a Cidade Velha, sempre que o nome do município apareça. De resto, Júlio Monteiro Barroso também se comprometeu a informar sempre atempadamente quando situações semelhantes aconteçam.
A garantia de uma boa representação cabo-verdiana devia ter sido incumbência da Embaixada em Lisboa. O embaixador até esteve em Lagos todo o fim de semana. Mesmo sabendo que a representação da Câmara da Cidade Velha chegaria no dia seguinte, o embaixador decidiu não aguardar e retirar-se. Certamente que se a delegação da Câmara fosse do PAICV, diferente e atenciosa seria a atenção do embaixador. Manuel de Pina recusou-se a comentar a Liberal esta situação.
Desta viagem de Manuel de Pina a Lagos resultou ainda uma primeira aproximação da Cidade Velha a Palos de La Frontera. Ficou acordado aprofundar os contactos iniciados com vista a estabelecer no futuro plataformas de cooperação. (http://www.liberal-caboverde.com/)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS