quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

INSTITUTO DO PATRIMÓNIO INTERDITA COLOCAÇÃO DE ESTÁTUA OFERECIDA PELA CÂMARA DE LAGOS

Surpresa ao fim da manhã na Cidade Velha

10 Dez, 17:35h
O pequeno memorial fica numa Achadinha, a cota inferior da fortaleza, não afectando, em termos de visibilidade, a fortaleza de S. Filipe. Encontra-se a alguma distância da fortaleza e, aparentemente, fora da sua área de protecção. A escultura, que é dimensões pequenas e não comporta “ousadias” (curiosamente, a primeira escultura exterior a igrejas recebida pela Cidade Velha desde a sua fundação) é oferta da Câmara de Lagos, em Portugal. O miradouro tem projecto de um arquitecto espanhol

Ribeira Grande de Santiago, 10 Dezembro – Surpresa grande ao fim da manhã de hoje na Cidade Velha. Carlos Carvalho, do Instituto do Património, surgiu no local onde está a ser construído um pequeno miradouro, com uma estátua do escultor português A. Pedro Correia dando as boas vindas ao visitante. A surpresa surgiu quando Carlos Carvalho mandou suspender as obras porque, segundo afirmou, elas têm impacte no conjunto monumental, o que pode prejudicar os esforços em curso para o reconhecimento pela UNESCO da Cidade Velha como Património da Humanidade.

O pequeno memorial fica numa Achadinha, a cota inferior da fortaleza, não afectando, em termos de visibilidade, a fortaleza de S. Filipe. Encontra-se a alguma distância da fortaleza e, aparentemente, fora da sua área de protecção. A escultura, que é dimensões pequenas e não comporta “ousadias” (curiosamente, a primeira escultura exterior a igrejas recebida pela Cidade Velha desde a sua fundação) é oferta da Câmara de Lagos, em Portugal. O miradouro tem projecto de um arquitecto espanhol, que concebeu um pequeno varandim-miradouro onde o viajante pudesse descansar, encimado pela escultura colocada num pedestal e junto com os dizeres “Bem vindo à Cidade Velha”.

Em conversa com Liberal, A. Pedro Correia dizia-se esta tarde frustrado com o ocorrido. Parte hoje de regresso a Portugal, depois de ter trabalhado no projecto de Misá, junto dos rabelados. Demorou-se mais uns dias em Cabo Verde para poder acompanhar o alçamento da sua escultura sobre uma peanha com a altura de dois metros e meio. A Câmara pretendia inaugurar o monumento ainda antes das Festas do Santo Nome de Jesus.

Contactado por Liberal, o presidente da Câmara da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Monteiro de Pina, não quis pronunciar-se sobre esta questão, mas deixou entender que se dispõe, para já, a acatar a decisão do Instituto do Património, enquanto procura um entendimento entre as duas entidades. No entanto, na Câmara um vereador disse ao nosso jornal que, naquele local ou noutro, a pequena escultura de A. Pedro Correia, oferta da Câmara de Lagos, será colocada na Cidade Velha. “Enriquece a cidade, é uma oferta de um Município português, com o qual a Ribeira Grande de Santiago tem estreitas relações de cooperação. A Cidade Velha não a vai perder”. (www.liberal-caboverde.com)

1 comentário:

Alex disse...

isto é uma vergonha o que tem de mal uma estátua que diz “Bem vindo à Cidade Velha”?

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS