segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ARQUEÓLOGOS BRITÂNICOS FAZEM NOVAS ESCAVAÇÕES NA CIDADE VELHA

Decorrem na Cidade Velha escavações arqueológicas realizadas por investigadores da Universidade de Cambridge. De passagem por Cabo Verde, em consequência de um protocolo de cooperação com a Universidade Piaget, da Praia, aqueles arqueólogos observaram os achados postos a descoberto durante os trabalhos para a construção da rede de distribuição de água e de saneamento da cidade Património da Humanidade. O relatório resultante da análise desses achados, confirmando a enorme importância histórica do Berço da Nação, apontou para a necessidade de novas escavações, para o que foi elaborado um programa de trabalhos que teve o acordo da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

A trincheira agora escavada na Cidade Velha situa-se na zona Baixa da urbe, no Calhau, fronteira à sede da Câmara Municipal, não devendo dela ressaltar incómodos especiais para a população e para o comércio e não sendo, para já, necessário interromper o tráfego.

Os trabalhos em curso, que têm o acompanhamento do Instituto de Investigação e Património Cultural, suscitam justificada expectativa, esperando-se que deles surjam novas descobertas sobre o passado da Cidade Velha, contribuindo para a valorização do seu Património Material.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que agradece o entusiasmo posto nestas investigações pelas Universidades Piaget e de Cambridge, dá total apoio ao interesse manifestado pelos arqueólogos britânicos na pesquisa de novos vestígios da antiga cidade que foi importantíssima encruzilhada de mundos.

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS