quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

GOVERNO FINANCIOU COMISSÃO INSTALADORA (PAICV) PARA CONSTRUÇÃO DE ESTRADA... QUE NÃO FOI CONSTRUÍDA

Cidade Velha, 03 Fevereiro – O discurso da ministra Janira Hopffer Almada na sessão solene que marcou o Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago, domingo passado (31 de Janeiro), surpreendeu tudo e todos, inclusive a bancada municipal do PAICV, que certamente fica agora com mais uma “batata quente nas mãos”. Falou a ministra, que ali representava o Governo, no apoio do Executivo de José Maria Neves à construção da chamada “estrada de Bandam”, ligando Belém a Santana. Ficou-se assim a saber que o Governo financiou a Comissão Instaladora do Município da Ribeira Grande de Santiago (maioritariamente PAICV) para a construção dessa estrada, tendo recebido em 2006 os comprovativos referentes a essa obra. O grande problema é que, em 2008, quando o PAICV foi derrotado nas autárquicas e o Executivo de Manuel de Pina tomou posse... a “estrada de Bandam” pura e simplesmente não existia. Então para onde foi o dinheiro que o Governo diz ter enviado?

Este é um assunto de que há muito se fala na Ribeira Grande de Santiago. Suspeitava-se disto. Mas não havia provas, até porque na mudança política havida neste Município (em 2008), a Comissão Instaladora se recusou a fazer transitar os dossiers. Agora, com a “revelação” feita por Janira Hopffer Almada, a questão ganha foros de escândalo e deixa perplexos os ribeira-grandenses.

Mas disse mais a ministra: que o Governo transferiu para a Ribeira Grande de Santiago cerca de 300 mil contos em cinco anos. Tendo em conta que a equipa de José Maria Neves tem, por sistema, recusado apoiar a Câmara de Manuel de Pina (emudecendo a cada uma das solicitações feitas, designadamente para desporto, construção de estradas e electrificação), deduz-se que larguíssima fatia desses 300 mil contos foram canalizados para a Comissão Instaladora (CI), tendo em vista catapultá-la para a vitória eleitoral em 2008. A maioria da CI (PAICV) perdeu no escrutínio, não tendo deixado resto de obra feita.

Mais surpreendeu a ministra os ribeira-grandenses ao anunciar, no seu estilo impulsivo, que o Governo reforçara este ano a contribuição para o orçamento municipal de 70 mil para 90 mil contos!!! Se se admitir que Jandira o disse com base em informação dada pelos departamentos governamentais ou foi enganada ou então o dinheiro (reforço) mora em parte incerta – não chegou à Câmara da Ribeira Grande de Santiago: perdeu-se nalgum ínvio caminho ou alçapão da máquina do Estado. Segundo Liberal soube, a Câmara de Manuel de Pina prepara-se agora para reclamar esses 20 mil contos de reforço: se se afirma que o dinheiro se destinava à autarquia, então que chegue mesmo à autarquia. Ou então não se façam discursos grandiloquentes, onde se abre muito a boca... e se fecham as algibeiras. (www.liberal.sapo.cv)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS