segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO INAUGUROU CAMPO DE FUTEBOL


Gouveia, 15 Fevereiro – Nem decorriam cinco minutos de jogo e toda aquela gente que se espalhava à beira campo de futebol ou nas ravinas feitas bancadas gritava “golo”. Era a primeira bola que entrava numa baliza do campo de futebol de Gouveia, acabado de inaugurar. O resultado do confronto entre as equipas de Gouveia e de Santana que estrearam o campo de terra batida era o que menos interessava. O que interessou deveras foi a festa que animou a tarde de ontem, à vista do mar, em Gouveia, e que meteu música (a Banda Municipal de S. Domingos, vinda como bónus do Município vizinho, num gesto de solidariedade e amizade).

Manuel Monteiro de Pina, presidente da Câmara de Ribeira Grande de Santiago, dera o pontapé de saída: cerimónia simples, precedida da oferta de equipamentos às duas equipas. Pina procedeu à inauguração da primeira infra-estrutura desportiva que, sob o seu mandato, surge naquele Município e aproveitou para apontar o dedo ao Governo – tem recusado à Câmara todo e qualquer apoio. Apesar disso, e contra a hostilidade do Governo, a obra surge.

Manuel de Pina referiu que cultura e turismo são os vectores para o desenvolvimento da Ribeira Grande e que podem trazer melhores condições de vida para os seus habitantes. E acrescentou o Desporto, fundamental para garantir uma vida saudável à juventude. Falou que a sua Câmara está a elaborar uma carta desportiva do Município, no qual se prevê um campo de futebol para cada localidade e um estádio municipal relvado – e anunciou que a Câmara da Ribeira Grande de Santiago, perante a recusa de cooperação por parte do Governo, procura obter outros apoios que permitam realizar o sonho.

O campo de Gouveia (que, para já, serve a quatro localidades – S. João Baptista, Gouveia, Alto Gouveia e Porto Mosquito) não tem nada especial: terrapleno de terra batida, incrustado numa área rochosa e junto ao leito seco do córrego de S. João. Mas, num Município onde a pobreza impera, acaba por ser um luxo. A Câmara pediu ao Governo apoio para construção de infra-estruturas desportivas... encontrou negativas e, entretanto, viu voar mais de 20 mil contos para Paul com vista a este tipo de infra-estruturas: “ao contrário de Paul, Ribeira Grande de Santiago não é Câmara PAICV”, este o comentário que logo se ouve, quando se critica a ausência do Governo.

Apesar da discriminação governamental, a Câmara não abdica de, no futuro, erguer bancadas e um balneário no campo de Gouveia.

A assistir a tudo isto, que culminou com batucada, um convidado muito especial – Carlos Veiga, presidente do MpD. Passava na estrada, a caminho de Porto Mosquito, parou para ver o rebuliço que começava a surgir e, logo reconhecido, foi convidado a ficar. Ficou e recebeu manifestações de carinho. Aquela gente sentiu-se feliz por ter Veiga consigo naqueles momentos.

(www.liberal.sapo.cv)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS