quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MANUEL DE PINA DESAFIA PAICV PARA DISCUSSÃO “OLHOS NOS OLHOS”

Cidade Velha, 25 Fevereiro – “O Governo tem-se declarado inimigo da Ribeira Grande de Santiago”, disse ontem em Pico Leão o Presidente esta Câmara Municipal, Manuel Monteiro de Pina. “Apesar da Ribeira Grande de Santiago ser um dos Municípios mais pobres do País, e apesar de aqui estar a Cidade Velha, Património da Humanidade, e a jóia mais sagrada de Cabo Verde, este Governo recusou-se, até à data, a celebrar um único contrato-programa com este Município. Apesar do enorme desemprego, este Governo recusou abrir qualquer frente de trabalho. O Governo de José Maria Neves comporta-se como inimigo da Ribeira Grande de Santiago”.

Manuel Monteiro de Pina deslocou-se na tarde de ontem a Pico Leão, retomando a prática de “Presidências abertas” pelas diferentes localidades deste Município. Encontrou em Pico Leão uma assembleia muito concorrida, com as pessoas curiosas de o ouvirem depois por ali ter passado dias antes uma comitiva do PAICV. Pina respondeu a todas as questões levantadas, tendo havido consenso para a reabilitação de seis habitações degradadas naquela localidade. “Podiam ser mais, podiam ser o dobro, se o Governo não se recusasse a celebrar contratos-programa connosco”, acrescentou Manuel de Pina.

Estas seis habitações que vão ser reabilitadas, juntam-se ao programa de reabilitação das casas da vizinha Txuba Txobe, que vai avançar com o apoio da Ribeira Grande dos Açores, recentemente geminada com este Município cabo-verdiano. E ficou dada a garantia que estas casas terão também cozinha e casa de banho, não havendo esquecimento de instalar fossas – um remoque às habitações reabilitadas pela Comissão Instaladora do Município, então dominada pelo PAICV, onde houve “esquecimento” de instalar fossas.

“PAICV NÃO TEM DE MEXER-SE CLANDESTINAMENTE”

Na sessão de perguntas e respostas havida em Pico Leão veio à baila a campanha do PAICV contra a Câmara, acusando-a de receber milhares de contos por parte do Governo, não investindo esse dinheiro em benefício da população. Manuel de Pina arrasou. “Dizem que recebemos largos montantes, milhares e milhares de contos que supostamente o Governo nos remete. Qual dinheiro? Onde está ele, que ninguém lhe pôs os olhos em cima? Porque mentem? O Governo envia-nos cerca de 8 mil contos por mês – não é nenhuma dádiva. É dinheiro a que a Câmara tem direito legalmente. Agora as contas são fáceis de fazer – a Comissão Instaladora deixou a Câmara com excesso de pessoal. Isso custa em salários 4 mil contos mês – uma herança da Comissão instaladora. Mil contos vão para apoio e bolsas a estudantes. Outros mil são gastos em combustível para as viaturas: a Câmara transporta diariamente os estudantes para a cidade da Praia. Só para aqui 6 mil e tal contos desses 8 mil”.

Depois de pôr os pontos nos is, Pina desafiou o PAICV: “Esses senhores têm-se movimentado no Município de maneira quase clandestina. Trazem consigo deputados e ministros e nem dão cavaco à Câmara. E aproveitam essa semi-clandestinidade para atirarem, sem contraditório, mentiras e atoardas contra a Câmara Municipal. Dizemos aqui que chega – eles não precisam de se mexer clandestinamente. Venham às localidades, sim senhor. Cabe-lhes esse direito. Estamos mesmo dispostos a ajudá-los. Que venham a descoberto e diante da população de cada localidade, discutam connosco, olhos nos olhos, os problemas reais. Desta forma, acaba-se a mentira despudorada, acaba a intriga e a calúnia. Estamos dispostos a confrontar-nos com eles em qualquer lado e em qualquer dia. É só pedir por boca”. (http://www.liberal.sapo.cv/)

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS