segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

MAUS TRATOS POLÍTICOS

Queria brindar desse privilégio de poder publicar, algum artigo por meio do qual apelo a toda massa estudantil não só da RGS más sim todos os estudantes caboverdiano para que podemos ver o peso de uma grande injustiça, e corrupção política e abuso do poder, e a humilhação que fizeram contra toda minha família, e penso que hoje temos jovens suficientemente capazes de fazer frente a uma situação como aquela que aconteceu com a família Moura. Eu acredito que nós hoje somos e seremos os que podem governar um país, com dignidade, sinceridade, caridade, apoio social, concluindo penso que os que fizeram tal coisa contra a minha família já está com uma mentalidade obsoleta, são pessoas que nunca foram inteligente, não são conhecedores de justiça, incapazes de dirigir nem se quer das suas famílias, e os seus filhos são malcriados; Agora pergunto, como podem umas tais pessoas que nem da sua casa sabe ocupar e ser capaz de ocupar de um governo? Somente fazem obra de caridade para serem vistos.

Pois, JOVENS, eu acredito em vocês como aqueles que irão mudar coisas absurdas, patética, estúpida, corrompida, abominável de um Governo que poderia ser melhor, mas não, vai para o pior. E somos conscientes de que os políticos tem muita lábia, muita bla bla bla, eles pensam ser inteligentes e o que eles tem em verdade é muita astúcia, e tudo o que dissermos, eles sempre terão como sobrepor, mas sejamos inteligentes jovens não permitamos ser levados por lábias imunda, mentiroso, desonesto, que maquinam mal contra os seus contribuintes, e que são capazes de passar sobre tudo para conseguir seus objectivos, eles estimam-se ser mais forte do que todos juntos, assim que o meu único conforto é o vosso apoio e devemos apoiar-nos uns aos outros para combater contra as injustiças dessa politica egoísta, patética como quem a criou.

Para quem não sabe o que aconteceu com a família Moura, relato: A família Moura (Victor Rocha da Moura, esposa Ana Maria Rodrigues Varela, filhos Vlademir Rodrigues da Moura, Iazalte Rodrigues da Moura, ElisagenlaRodrigues da Moura, Walter Rodrigues da Moura, Solangela Rodrigues da Moura,Tuca Moura, Gil Moura , Gilito Moura, tinham um Bar Café Restaurante Pelourinho, situado na rua calhau a beira mar, um lugar estratégico, beneficioso sobretudo nos dias festivos, arrecadava milhares de milhares de escudos e sei do que estou falando porque a minha família me legava muito cuidado, o qual admirava muito.

Essa propriedade estava documentada, e meus pais eram legalmente seus proprietários. Nessa altura Cidade velha estava sendo remodelado para concorrer a um titulo de PATRIMONIO DE HUMANIDADE; a Câmara Municipal da Praia era nessa altura os que administrava os recursos da Cidade Velha, ainda essa cidade não tinha a sua própria Câmara. Tanto a Câmara da Praia como o Ministério da Cultura estavam de olho naquela propriedade, buscaram incriminar os meus pais baixo acusações de que não cumpriam com as condições de higiene entre outras patéticas acusações. Lembro-me daquele dia em que chegaram um grande número de corpo policial com ferramentas para destruir aquele Bar, sem poder fazer nada, acabaram por o destruir. Nunca poderei esquecer! Perdemos tudo o que tínhamos, dinheiro materiais, honra, fomos humilhado... Meus pais recorreram a justiça, ganhamos o caso, segundo o acordeão não era “licito” o que aconteceu. Depois de tudo, já passados 7 anos e meio ainda estamos a espera de uma indemnização. Foi convocado quantas reuniões, e as partes correspondentes nessa reunião não compareciam, sempre adiavam os dias e nunca compareciam todas as partes correspondentes, era uma falta de respeito e consideração total. Mesmo assim meus pais insistiram na negociação com essas partes, mais eles recusaram em recompensar-nos, oferecendo uma porcaria, uma estupidez como se nos estão fazendo um favor.

Estupidez, estupidez, estupidez, quantas estupidezes mais querem fazer? Já tem passado aproximadamente 8 anos que estamos a espera de uma resolução definitiva. A minha família desde então está mergulhada em dívidas mais dívidas, compromissos mais compromissos, não podemos pagar universidade, não podemos fazer nada como uma família normal. Eles destroçaram a minha família, destroçaram a mim, todos os meus sonhos planos, e ainda continuam dizendo que as crianças são o futuro de amanhã, estúpidos políticos, que nem sabem medir as palavras das suas bocas.

Tiraram o pão da minha família e deram aos estrangeiros, que o explora. Estúpidos políticos! Perguntaram como vive um preto nos países estrangeiros? Não! Não digo para fazer-lhes mal, mas sim temos que favorecer aos nossos como em todo lugar do mundo menos em África, CaboVerde incluído.

Cada dia que passa sinto tristeza dentro de mim por não poder fazer nada pela minha família, sinto destroçado, humilhado, abusado... isso não pode ficar assim, pelo bem ou pelo mal! Prefiro pelo bem!

Portanto somente queria poder publicar algo com objectivo de conseguir apoio dos jovens estudantes que “nu conchi desde criança” que conhecíamos desde criança, no qual sentiria mais forte se podereis ajudar-me-ei, a poder mostrar essas pessoas que trataram a minha família da pior maneira, pior que um animal, humilhando-nos, diante de todos, o pior de tudo é que não consigo entender, o apoio que tiveram esses políticos da parte da população, porque em verdade havia um ambiente de corrupção, inveja, cobiça, estúpida e patética completa, como se não somos pessoas comum como qualquer, não desejo que isto passa com outras famílias, mas sinto pena dessas famílias que odiaram a minha família, invejaram-nos somente por dinheiro. Sinto pena porque isso poderia acontecer com qualquer que cruzar nos caminhos das suas astúcias, todos estamos sujeito a essa maldade.

Muitas vezes medito sobre uma entrevista que um catedrático britânico dizia que os BRANCOS são mais inteligente que os PRETOS, eu sei que sentirias ofendidos, mas não deixa de ser verdade, somente façamos uma análise dos factos que sucedem em África, em Cabo Verde, matamos os nossos, para favorecer aos estrangeiros, matamos entre nós, povo criativo, cobiçoso, e comemos dos restos dos BRANCOS. Estou por escrever um livro, intitulado: BRANCO NA TERRA DOS PRETOS E VICEVERSA.

Eu, como alguns Caboverdianos somos conscientes de que Cabo Verde tem carência de recursos naturais devido a factores que conhecemos, no qual os tratados diplomáticos a diplomacia joga um papel fundamental, para isso temos que saber jogar; A clima que nos favorece, belas praias de mar de arreia dourado e negra. Devia ser como lei, não um regulamento com rango de lei, senão constitucional velar sobre os benefícios sociais mediante o desenvolvimento local. Eu penso que o segredo é saber jogar, como jogar, estratégias, planificar, controlar.

Em conclusão quero deixar bem claro que vou estudar para conhecer de perto toda a CONSTITUÇÄO DE CABO VERDE, quero formar na área de DIREITO, porque penso que como advogado posso fazer mais, em realidade não gosto da forma como os advogados levam esses casos, e acredito que se pode fazer mais do que estão fazendo, e tenho um pressentimento de que tudo está mal, mas um dia vou concluir tudo isto com factos. Hoje sinto como uma arma importante para a minha família, quero ser uma bomba atómica, como trunfo da minha família.

Não tenho paz, porque essa situação me está tirando do sério, ando pensando loucura, desejando fazer justiça com as minhas próprias mãos, não estou nada bem, porque o que estão fazendo com a minha família não está certo. Hoje sinto-me deprimido, cabisbaixo, enquanto os filhos dos Senhores vivendo “la vida loca”. Obrigado Cabo Verde, obrigado juntas de Advogados, obrigado todo mundo pelo mal que causaram a minha família, não tenho paz.

Senhor Ministro da Cultura, diga-me uma coisa, o que exactamente esperas da população, o que queres conseguir detrás da formalidade, de tanta bla bla bla? Estás consciente da contradição que tens cometido? Preferes preservar pedras antes que seres humanos com sentimentos, afinal somos parte da cultura ou não? Ademais eu penso que a população local deve usufruir dos benefícios de qualquer desenvolvimento ou actividades que se realiza nesses sítios turísticos. Um dia terei o prazer de vê-los a todos cara a cara!

Presidente da Câmara da Praia, tanta esperança tinha a minha família de que as coisas iriam mudar, mas não foi bem assim, para vós quanto mais tempo passar melhor sem preocupar em resolver tais assunto de tal maneira que nunca pudeste comparecer frente a Câmara da RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO, para negociar e solucionar esse problema mais rápido possível, compreendo que a sua agenda está sempre cheio, si é para isso mesmo que a população o escolheu, mas na Vossa agenda deveria estar marcado um dia para fazer frente a essa situação, mais não, quem ti escolheu? O seu objectivo era somente chegar a esse posto de: PRESIDENTE DA CAMARA, era isso o seu sonho, já o cumpriste? Agora digo deixa de jogar e deixa que alguém competente governar/ dirigir e controlar, e fazer da PRAIA um lugar de melhor comodidade

Ao Senhor felisberto (filu) um desastre de político. Não sei se estás feliz pelo seu mandato, ou morrendo de risa/gargalhada por destruir uma família, ou várias famílias ao mesmo tempo. Escrevo o seu nome em letra pequenas, por ser um nome tão insignificante, tão menosprezável, sujo. Eu penso que a população escolheu a ti, por fanatismo, não porque és capaz de fazer nada; É uma grande estupidez que a população comete, e tu como todo os partidos aproveitam da ignorância da população, que são uma maioria analfabeto, enganando-lhes com uns quilos de arroz, e umas promessas baratas, o povo não sabe nada, são todo inconscientes, fazem tudo isso por necessidade, vendem seus votos, por carências de alimentos, e muitos escrúpulos como são os políticos tiram aproveito da situação. Fanatismo é o que define a população, e tu como suas camaradas estimam-se serem inteligentes, isso não no meu vocabulário não é inteligência se chama astúcia, plano maligno; Uma pessoa para conseguir algo do qual é nosso, temos que fazer um pacto, chamo a esse pacto, pacto diabólico, aonde temos que votar sempre em vocês.

Senhor Presidente da CMRGS, acredito em Vós como presidente e como pessoa que tens sido, eu sei que todo os políticos têm os seus males, mais Vós sois diferente, pelo achego a população, aberto a dialogo, com satisfação em fazer o bem, obrigado por tudo o que estás fazendo pela população, espero que sempre podemos contar com Vossa Excia.

Justiça em Cabo Verde mais lento que uma tartaruga, cego, e entre outras coisas que não quero mencionar; Aplauso para essa injustiça disfarçado pelo nome de justiça. CORRUPÇÄO, CORRUPÇÄO, tudo está corrompido, justiça ja não é justiça, solidariedade já não é solidariedade, direito já não é direito, liberdade já não é liberdade, tudo está corrompido!

IASALTE DA MOURA

Sem comentários:

Debates/Comentários

CONTACTE-NOS